quarta-feira, 28 de maio de 2008

Traffic shaping

Eu sou cliente do virtua, uso uma conexão de 4 megas. Meu limite mensal de downloads é 40 gigas. Tudo bem, vez ou outra eu estouro, mas essa não é a questão.

Traffic shaping. Não conhece o termo ? Você, que baixa arquivos por torrent ou peer-to-peer (P2P), que nem eu, vai aprender então que essa expressão está mais presente na sua vida que você imagina.

Seu provedor vai dizer que não faz isso. Mas a velocidade da sua conexão, enquanto você baixa por torrent, não vai mentir-lhe e dirá que, sim, os provedores cortam sua conexão, quando percebem que você está baixando arquivos por P2P ou torrent. Em suma, você paga e não consome o throughput real, porque, segundo eles, "consome banda".

Porra, se eu pago essa merda, é claro que eu vou consumir esta merda de banda. Se eles não conseguem manter as bandas dos outros usuários, que se fodam, não é problema meu, nem seu, nem de nenhum cliente desses cretinos salafrários.

Aprenda aqui como burlar essa prática desprezível, perpretada por esses provedores desgraçados.

E vida longa ao P2P, ao torrent e a todo tipo de troca de arquivos pela web, que premia a inteligência, o bolso e varre do planeta aquela concepção idiota que reza: "troca de arquivos pela internet é crime contra o autor".

A internet é um próprio selo, e este selo reza: "foda-se o autor". Quer ganhar dinheiro, vai vender, é problema seu. Mas me proibir de copiar para uso próprio, nem fodendo.

Já a pirataria sim, tudo bem, concordo.

Vale um adendo. Há quem diga que quem baixa arquivos pela internet e grava para assistir, ou ouvir, é pirateiro. Não é.

Diferenças: pirateiro não baixa arquivos. Ele os compra de alguém que os traz de fora do país (contrabandistas, do mesmo naipe do Law Kin Chong). As legendas são feitas aqui, por analfabetos.

Quem baixa arquivos, tipo eu, pra gravar em dvd e assistir em casa, tem o trabalho de:

procurar;
baixar;
verificar;
legendar;
embutir legendas;
recodificar;
criar menu;
gravar.

Portanto, me chamar de pirateiro é ofensa, e quem me ofende eu mando tomar no meio do cu e enfio a mão na cara.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

P.S. Dizer que baixar pra gravar em casa tira dinheiro de quem teve o trabalho de produzir a obra (filme, música, etc), é um argumento falho por dois motivos:

1. quem baixa, geralmente já assistiu ou ouviu a obra antes. Já pagou para consumir.

2. quem é fã de verdade compra CD original e baixa assim mesmo pra ouvir no computador. A mesma coisa com filmes. Quando não compra, aluga pra copiar. Portanto, gastou dinheiro com a obra e pagou quem a produziu.

Finito.